Como o esporte pode ajudar a obter saúde?

Os esportes são grandes aliados da vida saudável. Auxiliam a tonificar a musculatura e a melhorar habilidades sociopsicológicas. Entenda como o esporte pode ajudar a obter saúde.

Uma vida plena necessita de corpo e mente saudáveis. Logo, a prática de algum esporte é a melhor forma para conseguir esse objetivo. Confira mais sobre como práticas esportivas e saúde andam lado a lado.

Por que praticar um esporte?

O incentivo aos esportes é visto em diversos meios. Não apenas em centro esportivos ou academias, mas também em lugares relacionados à saúde, como postos e hospitais.

Além de trabalhar com o fortalecimento corporal, as práticas esportivas também ajudam a desenvolver o lado emocional, formando conceitos como: liderança, trabalho em equipe, respeito, superação, disciplina e perseverança.

Como o esporte pode ajudar a obter saúde?

Uma vida plena é uma vida com saúde. Para aproveitar todas as conquistas, é preciso estar com disposição e bem-estar. Esse é um dos benefícios que o esporte traz para uma pessoa.

As primeiras mudanças são vistas no corpo, que fica mais tonificado e com mais vigor. Em sequência, as mudanças psicológicas podem ser observadas, como diminuição do estresse e combate à depressão. Veja outras formas como o esporte pode ajudar a obter mais saúde.

1. Aumenta a oxigenação cerebral

Enquanto se está praticando esportes, o corpo produz mais oxigênio para o cérebro. Assim, o órgão pode melhorar suas funções cognitivas, como o raciocínio lógico e a memória.

2.  Amplia as atividades cognitivas

Ao fazer uma prática esportiva as capacidades cognitivas são acionadas, como: percepção clara, reflexos rápidos, agilidade e observação. Todas essas funcionalidades são importantes durante uma partida.

3. Fortalece os ossos

O esporte pode ajudar a obter mais saúde porque auxilia na manutenção e no fortalecimento dos ossos. Dessa forma, ele evita o aparecimento de diversas doenças ósseas com o passar dos anos.

4. Regula o colesterol

 

Ao praticar esportes mais intensos frequentemente, o organismo é beneficiado. Logo, o índice do colesterol benéfico (HDL) é ampliado, além disso, o colesterol prejudicial (LDL) também é reduzido.

5.  Aumenta a capacidade cardio-respiratória

Os esportes são ótimos para melhorar o fôlego e a capacidade respiratória. Eles exercitam as habilidades pulmonares e fazem com que o coração trabalhe com mais eficiência.

6.  Fortifica a musculatura

Durante uma prática esportiva, é comum ter que correr, agachar, desviar, pular etc. Por isso, vários músculos são mobilizados durante os exercícios. Ao ter uma musculatura mais forte, os movimentos são mais ágeis e o cansaço diminui.  

7.  Evita a insônia

Os esportes regulam o ciclo do sono e ajudam a dormir com mais facilidade. Por isso, as atividades físicas são ótimas para acabar com a insônia. A única observação é evitar as práticas à noite, porque a liberação de adrenalina acaba deixando o organismo mais agitado.

 

Um esporte faz bem para a mente e para o corpo. Ele traz benefícios físicos, como a melhora da musculatura; psicológicos, como a diminuição da ansiedade; emocionais, como o aumento da autoconfiança e sociais ao oferecer boas oportunidades para fazer amizades. Logo, praticar esportes é a melhor forma para ter uma vida mais saudável.

 

Agora que você sabe como o esporte pode ajudar a obter mais saúde, procure sua atividade física favorita e coloque em prática. Deixe nos comentários qual esporte você faz ou gostaria de começar.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *