Quais são os primeiros sintomas de depressão?

A depressão envia vários sinais que podem fazer com que ela seja diagnosticada. Entre eles estão: falta de vontade para fazer práticas que antes eram divertidas, desânimo, pouca energia e cansaço frequente. Conheça mais sobre quais são os primeiros sintomas de depressão.

Esteja atento a esses indicativos. Ao identificar a doença, consulte um especialista e realize o melhor tratamento para o seu caso.

Quais sãos os primeiros sintomas de depressão?

Entre os sinais principais apresentados por uma pessoa depressiva, podem ser citados:

1. Sentimento intenso de tristeza

Ficar triste por um momento é normal. Porém quando essa tristeza é intensa e prolongada, pode ser um dos primeiros sintomas de depressão. A pessoa depressiva costuma ter um olhar sem brilho e baixo, mostrar um rosto sempre triste e ombros caídos.

Muitas vezes ela apresenta crises de choros por motivos pequenos, sente muita culpa, permanece em um grande pessimismo, mostra baixa autoestima e costuma dizer que não vê um plano futuro para si mesma. Essas características podem levar a pensamentos de suicídio e ao isolamento.

2. Nervosismo ou lentidão

Por estar sempre triste, a pessoa depressiva costuma ficar nervosa constantemente. Ela tem crises de ansiedade e ataques repentinos de raiva. Nesses casos ela pode gritar, suar em excesso e até mesmo ter tremores.

Já outros casos ocorre o oposto desse comportamento. A pessoa com depressão fica mais vagarosa, apresentando lentidão na fala e nos pensamentos. Ela tem, ainda, perdas de memórias e dificuldades de concentração.

3. Falta de energia e cansaço frequente

Uma pessoa com depressão sente desânimo constante e costuma perder o interesse por atividades que gostava anteriormente.  A falta de energia é tão intensa que não há disposição até mesmo para levantar da cama e sair para a rua.

Em alguns casos mais graves, ela pode não ter forças para trabalhar, estudar, cozinhar, passear com seus amigos, comer ou tomar banho.

4. Distúrbios de sono e mudanças repentinas de peso

Outro dos primeiros sinais de depressão é o aparecimento de transtornos do sono. É possível sentir sono excessivo, dormindo mais de 10 horas por noite. Ou ainda ter dificuldades extremas em dormir, desenvolvendo insônia.

Quando uma pessoa perde mais de 5% do seu peso sem motivos, é um momento para ficar alerta. Outros organismos respondem às crises depressivas com quilos extras. Em geral, isso ocorre pelo desejo de comer doces e alimentos calóricos.

5. Dores no corpo sem motivos aparentes

Devido às noites mal dormidas, ao nervosismo e às alterações de humor, é comum o aparecimento das dores de cabeça. Também é possível sentir um peso nas pernas e aperto do peito.

Outros sinais da depressão podem ser: pernas inchadas, dores no estômago e dores nas costas que surgem sem uma causa física clara.

Qual o tratamento para a depressão?

Ao diagnosticar quais são os primeiros sintomas de depressão, é importante fazer uma avaliação sincera. Caso acredite que esteja passando por uma crise depressiva, procure orientação médica o quanto antes.

Entre os tratamentos estão a prescrição de antidepressivos como Amitriptilina, Fluoxetina, Pondera e Lexapro. É importante também fazer o acompanhamento terapêutico com um psicólogo e adotar hábitos saudáveis. Para complementar o seu tratamento, você pode utilizar um suplemento natural contra a depressão.

Quer conhecer mais sobre os suplementos naturais contra a depressão? Então visite o site triptopax.com e confira!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *